Brasil

Salvador // 08 -12 de outubro, 2016

Fale conosco

O que é BMV?
O Unreasonable Lab BMV (Business Model Validation) é uma hiper aceleração para negócios em estágio inicial que acontece em 5 dias focado em empreendedores brasileiros que estão abordando problemas sociais e ambientais. Ele é projetado para ajudar os empreendedores a identificar e validar rapidamente os pressupostos fundamentais de seus negócios.

Por que Salvador?
Salvador é terceira maior cidade do Brasil em termos de extensão e população. Todos sabemos que cidades grandes possuem muitos desafios da mesma proporção, que podem ser vistos como oportunidades. Por ter uma gama extensa de desafios, a capital baiana está sendo palco do nascimento de um ecossistema inovador que possui crescimento expressivo ano a ano. Aproveitando o clima de inovação e vontade de progresso do ecossistema de Startup soteropolitano, o Unreasonable Lab 2016 ocorrerá em duas edições para aumentar ainda mais o impacto sobre a capital. A primeira edição será a Bussines Model Validation (Validação do modelo de negócios) de 09 à 14 de outubro e a segunda será Investment Preparedness (Preparação para investimentos) de 02 à 9 de Dezembro.

Envolva-se: : Cadastre-se para ser um empreendedor acelerado, tornar-se um mentor, ser um patrocinador, ou ajudar a nossa equipe a encontrar empresários que acreditem nesse projeto. Leia mais para se envolver!

“The Brazil Lab was a great experience for SDW in many ways: pitch improvement, mission formulation, information on the types of investments, contacts with mentors (who helped a lot) and, of course, the exchange of experience and learning with other Brazilian startups.”
– Anna Luisa Beserra, SDW

Av. Sete de Setembro 3959, Vila da Barra. Salvador, Bahia

Porque BMV?

Os estágios iniciais de uma startup são marcados com algumas perguntas. Quem é meu cliente? Quais os problemas são seus problemas? Eu tenho uma solução para seus problemas? Quanto eles estão dispostos a pagar por isso? Eu estou disposto a ir até as ultimas consequencias e quebrar? A capacidade de um empresário para responder rapidamente a essas perguntas é uma das poucas características que separa startups de sucesso daquelas que falharam. O problema é que poucos empreendedores sabem agir de maneira rápida e sistêmica, para responder a estas perguntas. Em sua maioria os empresários não agem tão rápido, se concentrando nas coisas erradas e de maneira equivocada e sem validar verdadeiramente o produto ou modelo de negócio.

O BMV Laboratorio e Curriculum

O Laboratório de Business Model Validation é projetado para alcançar um objetivo: Proporcionar aos empreendedores, através de uma metodologia vencedora, o passo a passo para uma rápida validação do modelo de negócios da sua empresa. Os empreendedores vão:

Identificar os pressupostos fundamentais que sustentam o seu empreendimento

/ Desenhar e executar protótipos para validar / invalidar os pressupostos fundamentais (através da descoberta do cliente e prototipagem rápida)

Reunir com mentores para obter feedback e desenvolver próximos passos

Programação diária BMV

O currículo do Lab oscila entre sala de aula, workshop mão na massa, interação com o mercado e com o cliente.

  • Connector.

    Primero dia

    Pela manhã acontecerá o workshop sobre mapeamento da proposta de valor. A tarde o tempo será utilizado para interagir com os clientes-alvo.

  • Connector.

    Segundo dia

    Começa com um workshop na parte da manhã sobre como desenvolver prototipagem rápida. Pela tarde os empreendedores irão construir um modelo físico.

  • Connector.

    Terceiro dia

    Começa com um workshop sobre como construir poderosos, relacionamentos de longo prazo com os mentores, investidores e parceiros. Pela tarde os empreendedores se prepararão para o Mentor Day (dia de mentoria).

  • Connector.

    Quarto dia

    Mentor Day! 10-15 mentores participarão do laboratório para trabalhar diretamente com os empreendedores.

  • Connector.

    Quinto dia

    Começa com um workshop sobre como validar as propostas de valor e custos do negócio. Pela tarde será desenvolvido o planejamento estratégico.

Resultados tangíveis

Até o final de empresários Lab terá algo para mostrar para o seu trabalho. Eles terão:

  • Construído 2-3 protótipos de um elemento-chave de sua venture
  • Protótipos testados com clientes reais
  • Conhecimento sobre como construir e manter relacionamentos com Mentores
  • Teve feedback de 10-15 mentores de classe mundial
  • Realizou uma análise do negócio e identificou custos chave e pressupostos financeiros do empreendimento
  • Construído orçamento básico e modelo financeiro
  • Criado um plano operacional de 6 meses
  • Startups

    Doc Expoe
    Empresa baiana, pioneira no Norte e Nordeste, que oferece serviços nas áreas de Documentação Corporativa; museologia; Expografia e projetos culturais.

    Meu Voto
    Plataforma gratuita apartidária de integração entre o cidadão e o seu representante político. Busca aproximar os representantes dos cidadãos, de forma a criar uma democracia representativa, com atuação dos eleitores durante o período eleitoral e o mandato.

    SKLL Biotech
    Startup com o objetivo de encontrar uma melhor maneira de diagnosticar a deficiência de micronutrientes.

    PLab! Laboratório de Fabricação
    O laboratório oferece espaço e maquinários voltados para prototipagem e desenvolvimento de novos produtos, propõe também o desenvolvimento de móveis e objetos baseados no smart design, produzidos com o plástico reprocessado.

    Donatte
    Oferece soluções que envolvem consciência colaborativa, negócios conscientes e iniciativas sustentáveis e que potencializam doações à Instituições de Bem Estar Social através de um marketplace que reverte lucros para causas sociais.

    Safe Drinking Water For All
    Startup voltado ao desenvolvimento de soluções de tratamento de água através da luz solar.

    Onde Fui Roubado
    Mapa colaborativo do crime em mais de 930 cidades brasileiras.

    Istudent – Virtual Environments
    Plataforma agregadora de materiais estudantis, onde não é mais preciso acessar dezenas de sites para achar o material de estudo

    Cosol
    mercado virtual de usinas compartilhadas no qual consumidores de energia, investidores de lotes solares, donos de terrenos e desenvolvedores das usinas podem se encontrar.

    Mentores

    Este laboratório vai envolver activamente um conjunto diversificado de mentores Interessado em ser mentor? contato@gruporedemais.com.

    Camilo Telles
    Sócio na Agilize Escritório de Contabilidade Online e na MTM Tecnologia.

    Rodrigo Paolilo
    President of the Board at Conaje – Confederação Nacional dos Jovens Empresários

    Frederico Augusto Arantes Machado
    CEO da F2A Consultoria, CEO da Plataforma de Mentoria Online MentorYou, Mentor, Coach, Consultor e Palestrante

    Andre Monteiro
    Sócio e CEO da +INNOVATORS, Empreendedor com experiência internacional, palestrante e mentor em congressos, universidades e empresas no Brasil, EUA e Europa.

    Gustavo Barbosa
    Sócio fundador na SmartFlows consultoria em Logística, COO na Motoboy.com e gerente de projetos na Columbia do NE

    João Marcelo De Rezende Cunha
    Co-Fundador da Share Social Media. Sociólogo por formação. Conhecimento empodera, transforma e liberta.

    Luis Henrique
    Diretor comercial e de gestão da Pires & Cia Buffet e Eventos, Coordenador da Pires & Cia Go! Buffet Express, sócio do OAbelardo.com (startup voltada para o mundo pet) e mentor de cinco outros negócios

    Leo Lacerda
    Empreendedor, Pesquisador, Professor e Growth Strategist. Cofundador da 85 Labs Aceleradora e Fundador da Adm School (Escola de Administração para não-administradores)

    Paulo Gomes
    Físico, Doutor em Engenharia Biomédica, Professor e Coordenador de Inovação da Universidade Federal da Bahia.

    Marcelo Cruvinel
    Consultor em Gestão Empresarial, sócio fundador da Esferaquatro Consultoria e Projetos. Experiência em projetos para empresas de grande porte como Globosat, PetroReconcavo, Columbia entre outras.

     

    Litelton Pires
    Mentor do Inovativa Brasil. Sócio de uma Startup na área de tecnologia, também desenvolve trabalhos de aceleração e mentoria para startups.

    Emilly Eggers
    Global Labs Program Manager at the Unreasonable Institute, experienced working with many early stage entrepreneurs, Engineering background

    Thomas Buck
    engenheiro mecânico, com mestrado em engenharia elétrica e doutorado em informática e MBA em Saúde pela FGV. Já tendo desenvolvido alguns projetos tecnológicos. Ocupa o cargo de Superintendente de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado da Bahia

     

    Patrocinadores

    Aqui é que tornaram isto possível. Interessado em ser parceiro? fale conosco para discutir oportunidades de patrocínio

    Apoio

    Aqui é que tornaram isto possível. Interessado em ser parceiro? fale conosco para discutir oportunidades de patrocínio

    FAQs e mais sobre este programa

    Aplicação e Seleção
    No inicio desta página existe um botão rosa que diz: “Cadastrar-se agora”. Deve-se clicar nele, logo após o clique você será direcionado para a página de inscrições.
    Os empreendedores que são elegíveis são:

    • Comprometidos com impacto social e ambiental através de seu negócio.
    • Negócio em estágio desenvolvimento inicial.
    • Baseado no Brasil
    • Com fins lucrativos ou sem fins lucrativos
    • 18 anos de idade ou mais velhos

    Aqui está um pouco mais sobre a localização:

    • . Se eu estiver fora do Brasil, posso me inscrever para este Lab? Se você estiver fora Brasil, você ainda pode se aplicar. Mas saiba que vamos priorizar empresários residentes no Brasil. Mas se você fizer um caso convincente, podemos considerar a sua aplicação.
    • A sede da minha empresa está aqui em Salvador, mas as minhas operações estão em outro lugar. Posso me inscrever? Sim O Unreasonable Lab BMV é projetado para que os empreendedores possam interagir diretamente com seu mercado-alvo durante o Lab. Por exemplo, nos dias do programa os empreendedores irão realizar a “descoberta do cliente”, através de entrevistas com as pessoas de seu seu mercado-alvo. Se você é incapaz de fazer isso porque as operações da sua empresa estão em outro lugar, então o Lab será menos valioso para você. Em qualquer caso, sinta-se livre para entrar em contato conosco se tiver perguntas específicas sobre isso.
    Esse modelo de Validação de Negócios Lab é projetado para os empresários de um estágio inicial, que ainda estão tentando se descobrir:

    • Quem é seu cliente-alvo
    • Qual, exatamente, é o problema de seu cliente-alvo
    • O produto/serviço que você oferece parece com (eles ainda não construíram um protótipo ou apenas começaram sua construção) e atende às necessidades do público-alvo

    Os empreendedores que não se encaixam no perfil de participantes possuem as seguintes caracteristicas:

    • Eles sabem (com um nível muito elevado de confiança e especificidade) que seu cliente é
    • Eles sabem (com um nível muito elevado de confiança e especificidade) que problema seu cliente tem
    • Eles sabem (com um nível muito elevado de confiança e especificidade) que a sua solução resolve o problema do seu cliente
    • Eles têm um produto / serviço que está em produção convencional
    • Eles têm vendas substanciais

    Os empreendedores vão preencher o formulário on-line curto (link acima). Em seguida, a equipe do Unreasonable Lab examinará todas as candidaturas apresentadas e agendará entrevistas de 30 minutos com aqueles que forem pré-selecionados. Após as entrevistas será oferecido a 10 empreendedores um lugar no Lab.
    Detalhes de laboratório
    Se você for aceito para participar do laboratório, vamos pedir que você assistir ao Lab na sua totalidade. O currículo é coeso e se baseia em si, o que significa que se você perder um dia, você vai estar em uma desvantagem significativa.
    Cada dia é diferente!

    O laboratório contará com tanto tempo na sala de aula e tempo no mercado com seus clientes onde será entrevistá-los e tê-los interagir com seus protótipos (princípios de como validar o seu modelo de negócio de aprendizagem). Haverá também um dia inteiro dedicado a trabalhar com mentores. Durante todo o curso do laboratório, você terá bastante tempo para trabalhar e descansar. Ter tempo para digerir o material é uma importante peça de aceleração!

    Você só terá acesso à rede de mentores e empreendedores que frequentam este laboratório.
    Seja um suporte
    Se você está interessado em ser um mentor, nós gostaríamos de compartilhar uma conversa com você.

    fale conosco

    Chamamos as pessoas que nos ajudam a encontrar negócios. Se você estiver interessado em nos ajudar a encontrar investidores nós gostaríamos de compartilhar uma conversa com você. fale conosco
    Nós gostaríamos de explorar oportunidades de patrocínio com você. fale conosco
    E-mail contato@gruporedemais.com

    Nosso Time

    Aqui é a equipe que fez isso acontecer.

    Geisel Alves
    Eventos Grupo Rede Mais

    Lucas Lima
    Inovação Grupo Rede Mais

    Marcelo Leal
    Inovação Grupo Rede Mais